Como escolher o melhor vaso para sua planta: veja dicas essenciais
Quando vamos fazer o cultivo indoor de qualquer espécie, uma dúvida comum é como escolher o melhor vaso para plantar.
E, para escolher a melhor opção, é preciso entender que a escolha do vaso é fundamental para a beleza e, principalmente, para a saúde da planta.
Inclusive, são corriqueiros os casos de espécies que não se desenvolvem, mesmo com a oferta de tudo o que as plantas precisam, como períodos de sol, água e nutrientes. E o motivo? Justamente a escolha errada do vaso.
Por isso, para ajudar a entender como escolher o melhor vaso para o cultivo indoor, preparamos esse conteúdo com tudo o que você precisa saber. Confira!
Saiba como escolher o melhor vaso para sua planta
O primeiro ponto sobre como escolher o melhor vaso é o tamanho, que deve ser considerado de acordo com a capacidade máxima de desenvolvimento da sua espécie. Entenda a seguir!
Cada espécie se desenvolve de uma maneira diferente. Existem plantas de pequeno, médio e grande porte. Além disso, cada uma tem sua velocidade de crescimento.
Então, a dica aqui é entender o tamanho máximo que a espécie pode atingir e levar em consideração o espaço para a raiz, já que a planta pode não ser muito grande, mas sua raiz é mais profunda e precisa de um vaso que acomode essa evolução.
Conheça os tipos de vaso e suas vantagens e desvantagens
Após entender o tamanho ideal para sua espécie, é hora de conferir os tipos de vasos, que podem ser de plástico, cerâmica, concreto (cimento), pedra ou BioBag.
Para isso, é preciso conhecer a relevância de cada modelo, de acordo com a necessidade da sua planta. Entenda.
Plástico
Os vasos de plástico são baratos, resistentes, leves e fáceis de encontrar em formatos variados para atender também à necessidade de decoração da sua casa.
Geralmente, esse tipo de vaso é usado dentro de cachepots. Trata-se de uma espécie de recipiente com pegada mais decorativa para esconder a simplicidade dos modelos de plástico.
No entanto, os vasos de plástico aquecem demais e podem atrapalhar o desenvolvimento da sua planta.
Cerâmica
Os modelos de cerâmica, ou de barro, são ideais para manter a temperatura e a umidade que as espécies precisam, como se estivessem cultivadas no solo.
Os vasos de cerâmica, assim como os de plástico, têm preço bem acessível e são fáceis de encontrá-los em qualquer loja de jardinagem, ou até mesmo em supermercados e lojas de construção.
A desvantagem dos modelos de barro é que acabam absorvendo uma quantidade considerável da água que seria para as plantas, o que gera a necessidade de verificar a umidade do solo mais vezes. Além disso, o vaso de cerâmica quebra com facilidade.
Concreto
Já os vasos de concreto, ou de cimento, geralmente, são produzidos em casa, mas também podem ser encontrados em algumas lojas de jardinagem.
Esse modelo é muito resistente, porém, é pesado e difícil de movimentá-lo. Por isso, é comum colocá-lo em áreas externas, como em edifícios residenciais, quintais de casas ou até em uma varanda grande.
Pedra
Além dos vasos de plástico, cerâmica e concreto, também existem os modelos produzidos com pedras, que são muito parecidos com os de cimento, inclusive no peso e, consequentemente, na dificuldade de movimentação.
Por essas características, os vasos de pedra também são mais utilizados em áreas externas.
BioBag
Por fim, a BioBag é uma espécie de bag (saco) produzida em malha respirável para melhor drenagem, fazendo o papel dos vasos, mas com muito mais eficiência.
Na prática, o modelo, que é indicado para todos os tipos de plantas, oferece o controle natural da temperatura do solo, não mofa e nem apodrece a raiz da planta.
Além disso, a BioBag oferece diversos tamanhos para acomodar o seu cultivo indoor ou outdoor, além de ser dobrável, o que garante facilidade de armazenamento, caso queira guardá-la depois.
Entenda qual é o melhor tipo de vaso para sua planta
Após conhecer sobre como escolher o melhor vaso para sua espécie, ainda pode restar uma dúvida: dentre essas opções, qual é o melhor modelo?
Apesar de todos os tipos terem suas vantagens e desvantagens, a BioBag é, atualmente, o modelo mais indicado para todas as variações de cultivo, seja indoor, em jardins ou até em hortas.
Na prática, a BioBag é uma bag que substitui os vasos tradicionais para tornar o cultivo mais rápido, prático e fácil.
Mas, como assim? Simples, a BioBag é muito mais do que um vaso comum. Confira aqui as principais vantagens:
- Proporciona excelente drenagem
- Tecido leve, que facilita a locomoção
- Controla naturalmente a temperatura das espécies
- Evita o mofo e o apodrecimento das raízes
- Promove mais rapidez e agilidade no desenvolvimento das espécies
Talvez, a única dificuldade é que essas bags ainda não são tão fáceis de encontrar nas lojas de jardinagem, ou não eram!
Mas onde encontrar a BioBag?
A BioCultivo é uma marca inovadora, com mais de 40 anos de experiência no agronegócio, que oferece soluções incríveis de jardinagem, como BioSolo, BioBag e Blumat Irrigação.
No caso das BioBags, temos a melhor do mercado, já que o nosso produto é fabricado em malha respirável, com resistência e durabilidade para entregar uma garantia de 2 anos.
A BioBag tem a certificação OEKO-TEX (classe IV), selo internacional que garante a isenção de substâncias nocivas à saúde, além de uma produção sustentável.
Vale ressaltar ainda que a BioBag também tem tratamento UV para evitar ressecamentos e aumentar sua vida útil.
Além disso, o nosso produto tem alças reforçadas em nylon para facilitar o transporte, Ilhós para as amarras e ainda é lavável, o que garante ainda mais praticidade.
A BioBag pode ser utilizada para o cultivo indoor ou até em hortas e estufas para qualquer espécie.
Agora que você já sabe como escolher o melhor vaso para sua planta, acesse a nossa loja virtual e tenha a melhor BioBag do mercado!