Skip to content Skip to footer

O cultivo orgânico direto é uma modalidade de plantação na qual não há perturbação do solo. Esse processo se assemelha ao que acontece na natureza. Inclusive, esta técnica ajuda a tratar o terreno a partir da saudabilidade e do crescimento de micro-organismos.

Em um mesmo solo, você consegue plantar e colher diversas espécies, repetidas vezes e com uma qualidade ainda melhor. Além disso, não há necessidade de trocar toda a terra a cada nova plantação.

Apesar de ser um método importante para o plantio de cannabis, você pode aplicar o cultivo orgânico direto em todas as espécies. Por exemplo: hortas, plantas e flores.

Todavia, muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona esse tipo de plantio na prática. Além de questionarem suas vantagens e diferenças para a plantação comum.

Para te ajudar, preparamos esse conteúdo sobre o cultivo orgânico direto. Boa leitura!

Leia também: O que é air pruning? Saiba tudo sobre esse tipo de poda!


Entenda como funciona o cultivo orgânico direto

No cultivo orgânico direto, o solo é preparado com substratos compostos por matéria orgânica, minerais e micro-organismos.

A partir disso, as espécies, que serão plantadas, terão todos os nutrientes necessários para se desenvolverem no próprio solo. Mas, para que isso aconteça, é preciso que os micro-organismos entrem em ação e processem essa matéria orgânica e os minerais.

Em primeiro lugar, as raízes das plantas vão liberar nutrientes para alimentar os micro-organismos que, consequentemente, transformarão o solo oferecendo os alimentos necessários para as raízes. Incrível esse processo, não?

Em outras palavras, o nome de cultivo orgânico direto vem justamente dessa gestão natural de nutrientes entre o solo, seus micro-organismos e as espécies plantadas.

Saiba mais: Como escolher o melhor vaso para sua planta: veja dicas essenciais


Conheça o papel do cultivador

Contudo, para garantir a fertilidade do solo e a proliferação esperada dos micro-organismos, os cultivadores precisam seguir algumas técnicas. Isso ajuda a promover a longevidade do cultivo orgânico direto. Confira o passo a passo:

  • Realizar o cultivo em um vaso, BioBag ou outro recipiente com bastante espaço;
  • Fazer o preparo do solo com matéria orgânica, minerais e micro-organismos;
  • Não perturbar o solo com aragens, reviradas ou covas muito grandes;
  • Oferecer cobertura viva e seca para proteger o solo e estimular a presença de diferentes micro-organismos;
  • Fazer a manutenção periódica adicionando mais matéria orgânica e minerais no solo;
  • Realizar retiradas em pequenas porções para não prejudicar o ecossistema.

Assim, é possível que o solo seja utilizado diversas vezes seguidas. Ele funcionará como uma espécie de ecossistema contendo todos os componentes necessários para um excelente desenvolvimento das plantas.

Você pode se interessar também por: Conheça 5 benefícios da irrigação por gotejamento para plantas caseiras


Saiba quais são os benefícios do cultivo orgânico direto

Dentre as vantagens do cultivo orgânico direto, destacam-se a facilidade e praticidade, já que é preciso montá-lo apenas uma vez. Além disso, esse tipo de cultivo tem baixo custo é mais sustentável e ainda dispensa a utilização de fertilizantes.

Outro benefício dessa técnica é a melhora constante do solo e o desenvolvimento das espécies com muito mais saúde. O que é perceptível pelo visual agradável e saudável das plantas.

Desse modo, esse método de cultivo se assemelha ao processo comum de desenvolvimento da natureza, em que os micro-organismos são os responsáveis pela nutrição e crescimento das plantas.

Leia mais: O que é substrato para plantas?

BiSolo-Cultivo-Organico

Confira qual é a diferença para a plantação comum

Uma dúvida recorrente entre os cultivadores é sobre qual é exatamente a diferença entre uma plantação comum e o cultivo orgânico direto. Pois bem, vamos lá!

Na plantação comum, o cultivador é o principal responsável pela alimentação e nutrição das espécies, geralmente, por meio de fertilizantes.

Entretanto, no cultivo orgânico direto, a nutrição é administrada pelos micro-organismos, que transformam os nutrientes do solo em alimentos para as raízes das plantas. Neste caso, cabe ao cultivador realizar apenas a manutenção do solo.

Saiba também: Lâmpadas de LED para o cultivo indoor: qual a importância da iluminação?


Saiba onde adquirir os melhores produtos para o seu cultivo orgânico direto

Agora que você já sabe as principais características e vantagens do cultivo orgânico direto, é hora de montar o seu!

Para isso, é preciso conhecer uma loja que venda produtos de qualidade para que a sua plantação tenha o desenvolvimento esperado.

Neste caso, a BioCultivo é a escolha certa! Temos mais de 40 anos de experiência no agronegócio e oferecemos soluções incríveis de jardinagem, como BioSolo, BioBag e o sistema Blumat de Irrigação.

Para o cultivo orgânico direto, disponibilizamos o BioSolo, produto 100% orgânico, pronto para você utilizar na sua plantação sem a necessidade de fertilizantes e aditivos químicos.

Produzido a partir de materiais que se incorporam naturalmente, o BioSolo fornece todos os nutrientes necessários para sua planta crescer com rapidez, feliz e saudável.

Vale destacar, que as nossas pesquisas e experiências permitiram a criação de um substrato premium, com a proporção exata de nutrientes e minerais.

Além disso, cada lote do BioSolo é enviado para análise técnica para garantir qualidade, segurança e eficácia. Toda a nossa produção ainda é supervisionada por um engenheiro agrônomo. O que atesta ainda mais qualidade sobre os nossos produtos.

Assim, o nosso produto oferece riqueza em nutrientes para todas as fases do desenvolvimento das plantas e para todos os tipos de culturas.

Por fim, disponibilizamos o BioSolo em apresentações de 2,5 10 e 20 litros.

Acesse a nossa loja virtual e garanta os melhores produtos para o cultivo orgânico direto!

(11) 9 1680-0420
Dúvidas? Nos chame aqui.
Sem nome (400 x 400 px)