Skip to content Skip to footer

O transplante de planta ajuda a manter o desenvolvimento e a longevidade das espécies com saúde e conforto.

Geralmente, este replantio acontece em duas ocasiões, quando o vaso atual fica pequeno ou quando uma nova muda é plantada e precisa de um vaso maior para se desenvolver adequadamente. Mas como fazer esse procedimento?

Antes de mais nada, para realizar o replante, é preciso contar com alguns materiais específicos e cuidados especiais que vão desde o planejamento até a finalização do procedimento.

No entanto, não se preocupe. Preparamos esse conteúdo com tudo o que você precisa para realizar o transplante de planta de forma correta. Confira a seguir!

Leia também: O que é air pruning? Saiba tudo sobre esse tipo de poda!

Precisa de ajuda para escolher um vaso novo? Confira esse artigo “Como escolher o melhor vaso para sua planta: veja dicas essenciais”.


Passo a passo para realizar o transplante de planta

Transplante

Chegou a hora de transplantar a planta!

Esse é o passo fundamental no processo e requer atenção e cuidado. Saiba como fazer:

  1. Realize movimentos com os dedos na lateral do vaso, de fora para dentro para que a terra e a raiz se soltem.
  1. Na sequência, vire o vaso de cabeça para baixo e, com cuidado para não danificar o caule e a raiz, retire a planta completamente.
  1. Em seguida, coloque a espécie no novo vaso, tampe com um pouco mais de terra.
  1. Por fim, regue sua planta com água e suco de aloe vera, conhecido como babosa, para agilizar o processo de enraizamento.

Conheça a importância da aloe vera para enraizar as plantas

É comum utilizar produtos sintéticos para enraizar as espécies. Mas, a aloe vera, ou babosa, é uma excelente opção 100% orgânica, barata e eficaz para esse processo.

Na prática, a aloe vera acelera o enraizamento das plantas e, consequentemente, o seu desenvolvimento. Isso porque, o produto oferece uma camada extra de proteção às plantas para diminuir os efeitos negativos do sol, além de ajudar na nutrição das espécies.

Para se ter ideia, a babosa já é utilizada em grandes plantações e confere até 5% de aumento de produtividade, segundo matéria do Nosso Campo.


Observações após o procedimento

Após o transplante da planta, deixe a espécie por alguns dias em um local que tenha sombra. Assim, a planta se adaptará com mais facilidade ao novo vaso.

Depois de dois dias, já é possível colocar a espécie em exposição ao sol novamente.

Pronto! Você já fez o replantio e garantiu o cuidado necessário para sua planta. Dessa forma, a verdinha continuará seu desenvolvimento em um novo espaço, com conforto e de maneira adequada

Você pode se interessar por: O que é substrato para plantas?


Conheça a BioCultivo

Apesar de parecer difícil, o transplante de planta é um procedimento simples e que precisa apenas de atenção e cuidado, além dos materiais mencionados, como por exemplo, vaso ou bag, terra e suco de aloe vera para o replante.

Por falar nos materiais, é super importante contar com produtos de qualidade para não ter nenhuma surpresa desagradável durante o processo ou até mesmo após o transplante.

Pensando nisso, a BioCultivo disponibiliza em sua linha de produtos uma BioBag específica para o transplante.

São dois tamanhos para atender as diferentes espécies: 750 ml e 4 litros.

Esses produtos são perfeitos para o replante, já que contam com velcro para facilitar a remoção e realizar o transplante com mais praticidade e agilidade.

BioBags com velcro para transplantes

Importância da BioBag

Vale destacar ainda que a BioBag é muito mais do que um vaso comum. Confira as principais vantagens:

  • Proporciona excelente drenagem;
  • Possui tecido leve, que facilita a locomoção;
  • Controla naturalmente a temperatura das espécies;
  • Evita o mofo e o apodrecimento das raízes;
  • Promove mais rapidez e agilidade no desenvolvimento das espécies.

A BioBag ainda tem a certificação OEKO-TEX (classe IV), selo internacional que garante a isenção de substâncias nocivas à saúde, produção sustentável, tratamento UV para evitar ressecamentos e aumentar sua vida útil.

Além disso, o produto ainda conta com alças reforçadas em nylon para facilitar o transporte, ilhós para as amarras e ainda é lavável. O que garante ainda mais praticidade.

Por fim, a BioBag pode ser utilizada para o cultivo indoor ou até em hortas e estufas para qualquer espécie.


Não se esqueça do BioSolo

Mas, além da BioBag, também oferecemos o BioSolo. O produto é 100% orgânico e está pronto para ser utilizado na sua plantação, sem a necessidade de fertilizantes e aditivos químicos.

Produzido a partir de materiais que se incorporam naturalmente, o BioSolo fornece todos os nutrientes necessários para sua planta crescer com agilidade, feliz e saudável.

Nossas pesquisas e experiências permitiram a criação de um substrato premium, 100% orgânico e com a proporção exata de nutrientes e minerais.

Cada lote do BioSolo é enviado para análise técnica para garantir qualidade, segurança e eficácia.

Além disso, toda a nossa produção é supervisionada por um engenheiro agrônomo. O que atesta ainda mais qualidade sobre os nossos produtos.

Resumidamente, o nosso conceito é oferecer um sistema rico em nutrientes necessários para todo o desenvolvimento das plantas, seja na fase vegetativa ou de florescimento, e para todos os tipos de culturas, seja em ambientes internos ou externos.

Sua planta merece os melhores produtos e nutrientes para crescer de forma rápida, segura e feliz! Acesse a nossa loja virtual e garanta o que existe de melhor para suas espécies!

Go to Top
Dúvidas? Nos chame aqui.