Como fazer mini horta em apartamento? Veja o passo a passo
Muita gente tem dúvida em como fazer mini horta em apartamento, principalmente os iniciantes que têm começar diversos objetivos com o cultivo indoor, desde apreciar o sabor de um alimento fresco ou até relaxar com a atividade.
Vale destacar, que existem diversas espécies que podem ser cultivadas em um apartamento. E para que se desenvolvam da maneira esperada, é necessário seguir as principais regras do plantio indoor.
Mas não se assuste. Essas regras não são complexas e podem ser aplicadas facilmente por qualquer entusiasta.
Para ajudá-los, preparamos esse conteúdo completo sobre como fazer mini horta em apartamento. Boa leitura!
Leia também: Conheça 6 dicas de jardinagem para iniciantes e comece o seu cultivo!
Conheça as principais etapas sobre como fazer mini horta em apartamento
Escolha das espécies
O primeiro passo sobre como fazer mini horta em apartamento é escolher as espécies que deseja plantar. Mas antes, você deve saber quais são as espécies que se adaptam melhor a esse tipo de ambiente.
Separamos alguns exemplares interessantes que podem te ajudar. Confira:
- Alface
- Espinafre
- Cebolinha
- Tomate-cereja
- Pepino
- Cenoura
Para entender as características de cada uma dessas espécies, temos um conteúdo completo aqui: O que plantar na horta de apartamento? Veja 8 sugestões!
Exposição ao sol
Após escolher as espécies que irá cultivar, chegou o momento de definir o melhor local para que seu cultivo cresça com saúde.
Nesta etapa, é necessário que o local tenha a incidência de sol por pelo menos 4 horas por dia, tempo ideal para o desenvolvimento da maioria dos vegetais. Na prática, locais como a varanda ou perto de janelas são as melhores opções.
Mas lembre-se de se certificar sobre a necessidade de exposição ao sol de cada espécie para evitar contratempos.
Definição do vaso
A próxima etapa sobre como fazer mini horta em apartamento é escolher o melhor vaso para suas plantinhas. Neste ponto, existem duas opções interessantes: vasos ou bags.
Caso a sua opção seja por vaso, é importante que o recipiente tenha furos para escorrer a água irrigada e com boa profundidade para que as raízes possam crescer.
Contudo, uma outra alternativa queridinha no cultivo indoor são as bags. Trata-se de uma espécie de saco de malha respirável, que melhora o desempenho da drenagem e do desenvolvimento das espécies se comparado com vasos tradicionais.
Uma dica excelente de bags é a BioBag, produto indicado para todos os tipos de plantas, ao passo que oferece o controle natural da temperatura do solo, não mofa e nem apodrece a raiz da planta.
A BioBag ainda oferece diversos tamanhos para acomodar o seu cultivo e é dobrável. O que garante facilidade de armazenamento, caso queira guardá-la.
Caso tenha ficado com dúvida sobre o melhor recipiente para sua horta, também temos um artigo interessante que pode te ajudar: Como escolher o melhor vaso para sua planta: veja dicas essenciais.
Escolha do solo
Em seguida, é hora de escolher o solo para sua horta de apartamento. “Como assim? Não é só colocar terra e as sementes?” Essa dúvida também é comum entre os iniciantes e a resposta é não.
Determinar a terra influencia muito o desempenho do seu cultivo. Afinal, as espécies precisam de um solo rico em nutrientes, ou seja, um solo que ofereça alimento para se desenvolverem.
Por isso, esse solo deve recriar as condições do ecossistema original das plantas com todos os macro e micronutrientes necessários.
Uma opção interessante é o BioSolo. Este substrato fornece a maioria dos nutrientes que as plantas necessitam. Além disso, é 100% orgânico, está pronto para ser utilizado na sua plantação e não tem a necessidade de uso de fertilizantes e aditivos químicos.
Produzido a partir de materiais que se incorporam naturalmente, o BioSolo é considerado um substrato premium, com a proporção exata de nutrientes e minerais.
Para entender exatamente as necessidades das espécies e como o BioSolo pode atender a essa demanda, confira: O que é substrato para plantas?
Brotos
Por outro lado, para quem deseja resultados mais rápidos, os brotos, como alface, cebola e tomate, se desenvolvem mais rápido e são uma excelente opção para sua horta de apartamento.
No entanto, é importante ter cuidado redobrado ao plantar os brotos para que as raízes não sejam danificadas. Para isso, abra buracos grandes o suficiente na terra, coloque os brotos, adicione o substrato, o pressione levemente e regue com água.
Irrigação
Por fim, a necessidade de água vai depender com a necessidade de cada espécie. Em algumas, apenas as raízes devem ser molhadas. Em outras, somente as folhas.
Nesse sentido, o ideal é cultivar na mesma horta espécies que tenham demandas parecidas para facilitar o trabalho.
Para ajudar ainda mais nesse processo de oferta de água, existem os irrigadores que são um aliado importante para disponibilizar a quantidade ideal para suas espécies.
Os irrigadores Blumat, por exemplo, identificam o momento certo de regar as plantas e podem ser utilizados dentro de casa, na varanda, no jardim ou até mesmo na sua horta.
Além disso, existem três tipos de irrigadores para diferentes necessidades. O modelo Blumat Classic é perfeito para regar um recipiente pequeno. Já as versões Tropf-Blumat e Tropf-Blumat Maxi possibilitam a criação de um sistema completo de irrigação em varandas, jardins e hortas.
Saiba mais: Como funciona o irrigador Blumat?
Conheça a BioCultivo e tenha tudo o que você precisa para sua mini horta
Agora que você já sabe como fazer mini horta em apartamento, chegou o momento de conhecer uma loja especializada no segmento. Nesse sentido, a BioCultivo oferece todos os produtos necessários para o seu cultivo indoor.
Com mais de 40 anos de experiência, a BioCultivo oferece soluções incríveis de jardinagem, como a BioBag, o BioSolo, e os produtos da Blumat Irrigação.
Acesse nossa loja virtual e tenha os melhores produtos e acessórios para sua mini horta de apartamento!