Substrato e adubo: qual a diferença entre eles?
Os novos cultivadores, geralmente, têm uma série de dúvidas para iniciar sua plantação caseira, e uma das principais é se existe diferença entre substrato e adubo.
Já adiantamos que sim. Apesar de certa confusão sobre o objetivo desses dois produtos, existem diferenças entre substrato e adubo. Para entender, continue a leitura deste artigo!
Leia também: O que é substrato para plantas?
Conheça as principais características do substrato
O substrato tem a função de oferecer suporte e fixação para as plantas e suas raízes. Além disso, permite a absorção de água, nutrientes, circulação de ar e trocas gasosas.
Vale destacar que o substrato deve ser livre de contaminantes, como bactérias, fungos e insetos, que possam prejudicar o desenvolvimento das espécies.
Na prática, o substrato pode ser diferente de acordo com o tipo de planta. No caso das epífitas, por exemplo, esse material pode ser feito a partir de cascas e fibras vegetais para permitir a passagem de água.
Já para plantas terrestres, o substrato pode ser realizado a partir de uma mistura de materiais, por exemplo, areia, húmus de minhoca, vermiculita, turfa de esfagno e casca de arroz carbonizada.
Por fim, é importante pontuar que, por conter certos nutrientes, o substrato pode ser também uma fonte de nutrição. Porém, o substrato não pode ser chamado de adubo.
Saiba mais: Tipos de nutrientes para plantas: o que são e sua importância?
Entenda o que é o adubo
Por sua vez, o adubo sim tem a função de ofertar os nutrientes necessários para o desenvolvimento das espécies, como folhas, raízes, flores e frutos.
Esse material pode ser sintético, como o NPK, ureia ou os chamados adubos químicos, ou orgânicos, compostos por meio da reciclagem ou compostagem de resíduos orgânicos.
Leia mais: O que é cultivo orgânico direto?
Saiba quais são as diferenças entre substrato e adubo
Para simplificar e facilitar o entendimento sobre substrato e adubo, é importante destacar que o substrato tem a função de oferecer suporte e fixação das raízes das plantas.
Já o adubo tem o intuito de fornecer os nutrientes necessários para as espécies crescerem.
Saiba também: Como fazer mini horta em apartamento? Veja o passo a passo
Conheça o Biosolo
Agora que você já sabe todas as características e diferenças entre substrato e adubo, chegou o momento de comprar o seu Biosolo.
Para isso, a BioCultivo está pronta para te ajudar. Somos uma marca inovadora, com mais de 40 anos de experiência no agronegócio e oferecemos soluções incríveis de jardinagem, como BioSolo, BioBag e Blumat Irrigação.
No caso de substrato para plantas, o BioSolo é um produto 100% orgânico, pronto para ser utilizado na sua plantação sem a necessidade de fertilizantes e aditivos químicos.
Além disso, o Biosolo evoluiu e agora é Biosolo Matinho Cheiroso, com a chancela do Matinho Cheiroso, expert em cultivo orgânico!
O produto foi aprimorado para atingir um resultado ainda mais eficaz, o que possibilita o melhor desenvolvimento do seu cultivo caseiro.
Produzido a partir de materiais que se incorporam naturalmente, o BioSolo Matinho Cheiroso fornece todos os nutrientes necessários para sua planta crescer com agilidade, feliz e saudável.
Para isso, antes do uso, é preciso molhar, misturar e deixar o Biosolo bastante homogêneo, já que com a água, os componentes e nutrientes do Biosolo se incorporam melhor.
Além disso, toda a nossa produção é supervisionada por um engenheiro agrônomo, o que atesta ainda mais qualidade sobre os nossos produtos.
Em suma, o nosso conceito é oferecer um sistema rico em nutrientes necessários para todo desenvolvimento das plantas, seja na fase vegetativa ou de florescimento, para todos os tipos de culturas, seja em ambientes internos ou externos.
Sua planta merece os melhores nutrientes para crescer de forma rápida, segura e feliz! Acesse a nossa loja virtual e tenha os melhores produtos em sua casa!