Mês: dezembro 2021
Tipos de nutrientes para plantas: o que são e sua importância?
Os tipos de nutrientes para as plantas são essenciais para que as espécies se desenvolvam de maneira esperada, com saúde e longevidade.
Dentre as principais substâncias necessárias para a evolução das plantinhas, destacam-se o trio NPK: Nitrogênio, Potássio e o Fósforo, respectivamente.
No entanto, ainda existem outros macronutrientes secundários e até micronutrientes que também têm relevância para as espécies. Então, é preciso conhecer todas essas substâncias.
Vale pontuar que os macronutrientes são os que as plantas consomem em maior quantidade e são divididos entre primários e secundários.
Já os micronutrientes são os aproveitados em menor quantidade, mas ainda são importantes para a evolução das espécies.
Agora, é preciso entender que as plantas se desenvolvem a partir dos minerais absorvidos do solo e do carbono que captam do ar.
Por isso, com a oferta equilibrada de nutrientes, as espécies formam proteínas, enzimas e todas as outras substâncias para crescerem.
A partir deste entendimento, é hora de conhecer os principais tipos de nutrientes para as plantas e sua importância. Boa leitura!
Saiba também: Conheça 6 dicas de jardinagem para iniciantes e comece o seu cultivo!
Conheça os principais tipos de nutrientes nas plantas
Nitrogênio
O primeiro dos principais tipos de nutrientes nas plantas é o Nitrogênio, considerado como o verdadeiro e até único alimento das espécies.
Isso porque, o elemento é a base para formar diversas proteínas importantes, como:
- Ácidos nucléicos
- Fosfolipídios
- Nucleotídeos
- Alcalóides
O nitrogênio também faz parte de hormônios, como auxina e citocininas, além de moléculas essenciais, como a clorofila, uma das principais responsáveis pelo verde e pela beleza das plantinhas.
Potássio
Já o Potássio é o responsável pela ativação de mais de 60 enzimas e participa da síntese de proteínas e amido das espécies.
O nutriente também colabora para a fotossíntese, atua no transporte do floema, crescimento celular e ainda tem papel importante para a doçura das frutas.
Fósforo
Em seguida, dentre os principais tipos de nutrientes para plantas, o Fósforo é a substância que estimula o desenvolvimento das raízes, floração e até formação das sementes.
O nutriente ainda participa dos processos de transferência de energia, fotossíntese, fosforilação de proteínas e oxidativas, produção de fosfolipídios, DNA e RNA, por exemplo.
Magnésio
O Magnésio, por sua vez, colabora na formação de clorofilas, ribossomos, além de ser um importante ativador de enzimas.
Além disso, a substância participa do balanço de prótons nos tilacóides, reações de energia e ajuda a promover a estabilidade estrutural das membranas das espécies.
Cálcio
Por falar em estabilidade estrutural das membranas, o Cálcio é fundamental para essa sustentação, inclusive nas paredes celulares. Dessa forma, ele é um dos principais responsáveis pela resistência das plantas.
Esse nutriente também é ativador de enzimas, atua em processos como absorção de luz e temperatura, bem como tem ação importante na produção de hormônios e no suporte de estresses ambientais.
Enxofre
Por fim, o Enxofre é um componente estrutural de cisteínas, metioninas e vitaminas, além de ser peça importante na estrutura das clorofilas e nos processos de respiração e formação das glutationas.
Leia mais: Como escolher o melhor vaso para sua planta: veja dicas essenciais
Saiba como oferecer todos os nutrientes para sua plantinha
Mas, e agora, como oferecer todos esses nutrientes para a minha espécie?
Apesar de parecer um desafio disponibilizar todos esses elementos para as plantas, existem substratos completos que garantem a maioria dos macro e micronutrientes para o seu vaso, horta ou jardim.
Vale destacar que os substratos são essenciais para o desenvolvimento de qualquer espécie, já que são fundamentais para dar sustentação às raízes.
Na prática, esse tipo de produto oferece a maioria desses nutrientes que indicamos para que a planta cresça da maneira esperada e confere praticidade e facilidade na alimentação das plantinhas.
Você pode se interessar por: O que é substrato para plantas?
Conte com a BioCultivo
Agora que você conhece os principais tipos de nutrientes nas plantas e entende como ofertá-los para suas espécies, chegou o momento de saber onde comprar o melhor produto do mercado e garantir que o seu cultivo, indoor ou externo, se desenvolva com qualidade.
Nesse sentido, a BioCultivo é uma marca inovadora, com mais de 40 anos de experiência no agronegócio, com soluções incríveis de jardinagem, como BioSolo, BioBag e Blumat Irrigação.
No caso do substrato, o BioSolo é um produto 100% orgânico, pronto para ser utilizado na sua plantação e sem a necessidade de uso de fertilizantes e aditivos químicos.
Produzido a partir de materiais que se incorporam naturalmente, o BioSolo fornece todos os nutrientes necessários para sua planta crescer com agilidade, feliz e saudável.
Nossas pesquisas e experiências permitiram a criação de um substrato premium, 100% orgânico e com a proporção exata de nutrientes e minerais.
Cada lote do BioSolo é enviado para análise técnica para garantir qualidade, segurança e eficácia. Além disso, toda a nossa produção é supervisionada por um engenheiro agrônomo, o que atesta ainda mais qualidade sobre os nossos produtos.
O nosso conceito é oferecer um sistema rico em nutrientes necessários para todo desenvolvimento das plantas, seja na fase vegetativa ou de florescimento, para todos os tipos de culturas, seja em ambientes internos ou externos.
Sua planta merece os melhores nutrientes para se desenvolver! Acesse a nossa loja virtual e tenha os melhores produtos para suas espécies!
O que são as PANCs? Conheça tudo sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais
As PANCs são as Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou seja, espécies já conhecidas, mas que não são popularmente consumidas, por exemplo, Bananeira, Taioba, Amaranto e Capuchinha.
Na prática, são espécies que têm pelo menos uma de suas partes comestíveis e um valor nutricional relevante, ou seja, podem servir como complementação alimentar. Afinal, elas apresentam nutrientes como carboidratos, proteínas, fibras, vitamina C, carotenóides, entre outros.
Mas, você sabia que o termo PANC foi criado no Brasil? O professor e biólogo Valdely Ferreira Kinupp foi o responsável por criar esse termo em 2008.
Em outros países, essas espécies são conhecidas como “Espécies Negligenciadas e Subutilizadas” (Neglected and Underutilized Species – NUS) e também “Planta Selvagem Comestível” (Edible Wild Plants – EWP).
As PANCs são uma excelente alternativa de alimentação sustentável, já que atendem à demanda por nutrientes que suprem as necessidades humanas. No entanto, os estudos e cultivos dessas espécies ainda são pequenos por aqui.
A seguir, saiba quais são as principais espécies e entenda como cultivar e consumir as Plantas Alimentícias Não Convencionais.
Leia também: Transplante de planta: veja o passo a passo de como fazer
Conheça as principais PANCs
Acredita-se que o Brasil tenha, aproximadamente, 10 mil espécies de plantas com potencial de uso alimentar.
Mas, as principais PANCs consumidas atualemte são essas abaixo:
- Bananeira
- Taioba
- Amaranto
- Capuchinha
- Begônia (flor utilizada na salada)
- Dente-de-leão
- Vinagreira (hibisco)
- Serralha
- Araçá-do-campo
- Ora-pro-nóbis
- Peixinho-da-horta
- Flor de abóbora
Saiba mais: Conheça 6 dicas de jardinagem para iniciantes e comece o seu cultivo!
Saiba como cultivar as Plantas Alimentícias Não Convencionais
Infelizmente, as PANCs ainda não são produzidas em larga escala. Isso poderia ajudar a combater a fome, por exemplo. Essa produção reduzida também se reflete na escassez de estudos dessas espécies, e, consequentemente, prejudica também o conhecimento sobre todas as informações nutricionais.
Atualmente, as Plantas Alimentícias Não Convencionais são cultivadas por pequenas comunidades agrícolas brasileiras. E eles acabam usando, muitas vezes, para consumo próprio.
No entanto, o que se sabe, é que essas espécies são rústicas, propagadas por mudas ou sementes e resistentes a doenças e pragas.
Além disso, as PANCs, geralmente hortaliças, têm como característica a boa adaptação climática e a grande eficiência na absorção de nutrientes.
Para cultivar PANCs é recomendado empregar os tratos culturais comuns de qualquer espécie, por exemplo, irrigação, manejo de plantas espontâneas, adubação e podas periódicas.
Leia mais: O que é air pruning? Saiba tudo sobre esse tipo de poda!
Entenda um pouco mais sobre PANCs
Para consumir as Plantas Alimentícias Não Convencionais, é necessário identificar as espécies por meio de seus nomes científicos. Assim, é possível estudar as características de cada uma, como, nutrientes, vitaminas, minerais, maneiras de preparo, entre outros.
Vale destacar que muitas hortaliças não convencionais apresentam grande quantidade de proteína e boa digestibilidade, como o caruru e o ora-pro-nóbis, por exemplo.
O Baru ou Cumbaru, conhecido cientificamente como Dipteryx alata, é uma excelente fonte de proteína, fibra alimentar e cálcio. Sua polpa ainda tem compostos fenólicos, que promovem efeitos antioxidantes, principalmente, para prevenir e curar distúrbios fisiológicos.
Além disso, outras espécies de PANCs, como as flores e os frutos da capuchinha, podem apresentar altos teores de carotenóides e vitamina C.
Você pode se interessar por: Como escolher o melhor vaso para sua planta: veja dicas essenciais
Conheça a BioCultivo
Agora que você já sabe o que são as PANCs, bem como cultivá-las e consumi-las, que tal começar a produzir você mesmo?
Antes de tudo, é preciso comprar os produtos para o cultivo de uma loja de confiança. Neste caso, a BioCultivo é a melhor opção!
Somos uma marca inovadora, com mais de 40 anos de experiência e oferecemos soluções incríveis de jardinagem, como BioSolo, BioBag, sistemas de irrigação Blumat e muito mais!
BioSolo
O BioSolo é um substrato para plantas 100% orgânico, pronto para ser utilizado também no cultivo de PANCs. Além disso, não tem a necessidade de usar fertilizantes e aditivos químicos.
Produzido a partir de materiais que se incorporam naturalmente, o BioSolo fornece todos os nutrientes necessários para sua espécie crescer com agilidade, feliz e saudável.
BioBag
As bags são uma espécie de sacos produzidos em malha respirável para melhor drenagem e que fazem o papel dos vasos, mas com muito mais eficiência.
Indicado para todas espécies, a BioBag oferece o controle natural da temperatura do solo, não mofa e nem apodrece a raiz da planta.
E, nesse segmento, temos a melhor bag do mercado, com fabricação em malha respirável, com resistência e durabilidade para entregar uma garantia de 2 anos.
A BioBag tem a certificação OEKO-TEX (classe IV), selo internacional que garante a isenção de substâncias nocivas à saúde, além de uma produção sustentável.
Vale destacar ainda que a BioBag também tem tratamento UV para evitar ressecamentos e aumentar sua vida útil.
Além disso, o nosso produto tem alças reforçadas em nylon para facilitar o transporte, Ilhós para as amarras e ainda é lavável, o que garante ainda mais praticidade.
Irrigação Blumat
Trouxemos para o Brasil os irrigadores automáticos Blumat, marca austríaca líder mundial deste segmento, que tem uma linha completa de produtos inteligentes para garantir a saúde das suas PANCs em qualquer lugar e condição.
Na prática, os irrigadores da Blumat identificam o momento certo de regar as suas espécies. Você pode usar dentro de casa, na varanda, no jardim ou até mesmo na sua horta.
São três tipos de irrigadores para diferentes necessidades. O modelo Blumat Classic é perfeito para molhar um vaso pequeno. Já as versões Tropf-Blumat e Tropf-Blumat Maxi possibilitam a criação de um sistema completo de irrigação em varandas, jardins e hortas.
Comece agora mesmo o seu cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais. Acesse a nossa loja virtual e tenha tudo para suas PANCs!